15 Palavras Poderosas Que Você Nunca Deve Deixar De Usar (gatilhos mentais)

Você, Empreendedor Digital, já deve ter ouvido muito falar sobre “Gatilhos Mentais”, essas famosas Palavras Poderosas.

Grandes nomes e autoridades do mercado ressaltam a importância de usar essas Palavras Poderosas que são capazes de converter um simples leitor em uma Audiência Qualificada, ou seja, aquela audiência que leva você e o seu negócio a níveis altíssimos de performance.


Para conhecer as vantagens de se conquistar uma Audiência Qualificada leia esse post sobre a diferença entre Audiência Qualificada e Público, clicando aqui.


Pois bem, eu gostaria de saber se você tem interesse em ter acesso às palavras poderosas que precisam estar em um conteúdo.

Essas palavras devem estar em artigos, banners, e-mails: seja em título ou dentro desses conteúdos.

O poder de engajamento que elas trazem é um dos pilares para construir um conteúdo envolvente, inesquecível e de qualidade.

Você tem interesse em saber quais são as 15 palavras poderosas que você nunca deve deixar de usar, capazes de gerar engajamento a fim de converter Público em Audiência Qualificada?

Se isso te interessa, preste muita atenção neste post. Lembre-se que aguardo seu comentário após sua leitura sobre o quão útil achou este material, ok?

Vamos lá?

15 Palavras Poderosas Que Você Nunca Deve Deixar De Usar (gatilhos mentais)

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A palavra “mais” desperta a impressão de possibilidades.

Quando você coloca em um título, por exemplo: Como Dominar Mais Sobre Produção De Textos, você deixa implícito que há informações ali que a pessoa ainda não tem.

“Mais” desperta a vontade do outro analisar ou obter essas situações, como no exemplo: “Como Dominar Mais Sobre Produção De Textos.”

Essa técnica atinge quem já domina e não domina a produção de textos. Percebe?

Exemplo:

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Nesse exemplo acima, perceba que ele promete disponibilizar informações a mais para quem quer ter mais conteúdo sobre “vinhos”.

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A Verdade Que Você Precisa Saber Sobre…” ou “O Material Indispensável Para Todo…”

O uso de um artigo definido (a, o, as, os) no início de títulos é criticado por alguns especialistas da área de redação.

Porém, um bom Copywriter deve saber se adaptar entre: manter a norma culta e construir um diálogo que irá gerar algum tipo de conversão.

Quando você usa algum artigo definido, principalmente no singular, como no exemplo acima, você ressalta que aquela informação é única e valiosa.

Agora no exemplo abaixo: “A Verdade Oculta…” fica claro que naquele conteúdo existe uma informação importante para quem deseja saber sobre as “empresas de garagem” (que fazem tanto sucesso) no Vale do Silício.

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Você quando escreve, escreve para quem?

Eu quando escrevo, escrevo para aquela pessoa que quer obter alguma informação útil e rica sobre Tráfego e Audiência e o mundo do Empreendedorismo Digital.

Eu quero falar especificamente com ela. Sabe por que?

Se eu generalizasse e usasse “vocês” ao invés de “você”, a minha proposta e principalmente, a intenção do leitor de que a mensagem é para ele, não seria atingida.

O uso do “você”, aproxima seu leitor ao seu conteúdo, a sua mensagem.

Um interlocutor fica muito mais atento, por exemplo, quando sente que a mensagem é diretamente para ele.

Exemplo:

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Você gosta de perder tempo, ou de ser enganado? Tenho certeza que não.

A palavra “Comprovado” transmite a seguinte mensagem: isso funciona mesmo!

Repare no exemplo do Viver De Blog:

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Aquele detalhe entre parenteses, “Comprovados Pela Ciência” é o que te convenceria a abrir o material de vez, caso já não tivesse sido convencido pela proposta de saber como produzir conteúdos contagiantes.

O poder dessa palavra é de dar a “cartada final” na persuasão e gerar credibilidade. Percebe?

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“Nunca diga nunca”; apesar do contraste ao famoso ditado popular, aconselho a usar, sim, a poderosa palavra “nunca” em seu conteúdo.

Por mais que “nunca” seja uma palavra de negação, e por mais que não seja saudável usá-las em seu conteúdo, quando a palavra “nunca” é bem empregada, é muito poderosa.

A palavra “nunca” traz segurança também, sabia?

Ela pode indicar aquilo que não deve ser feito, aquilo que foi “comprovado” que não funciona.

Confira um exemplo do BuzzFeed:

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Ou ela pode desafiar o leitor, e instigado, ele vai querer saber do que se trata seu material.

Confira outro exemplo do BuzzFeed: “16 Frases Que Você Nunca Vai Ouvir Da Boca De Um Universitário”

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Quando alguém chega para você e diz: “vou te contar um segredo.”

Qual sua impressão inicial sobre aquela informação que será compartilhada?

Valiosa, restrita, exclusiva. Certo?

Quantas oportunidades você consegue imaginar tendo uma informação tão valiosa?

É isso que a palavra “segredo” transmite ao seu leitor: oportunidade.

Confira o exemplo do site “Quintal De Casa”: “5 Segredos (Que Ninguém Te Conta) Sobre Como Se Preparar Para O ENEM”

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Pense que a preparação para o ENEM é um tema muito abordado. Logo, você quer destacar seu conteúdo dos demais. O que você faz: oferece exclusividade, informações valiosas.

Geralmente as informações desse tema não são numerosas. Então não se intimide ao contar “poucos” segredos.

Nessa estratégia, vale o ditado: qualidade é melhor que quantidade!

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Palavras afirmativas são excelentes alinhadas para a formulação de um conteúdo.

A palavra “sim”, ajuda você a persuadir e se conectar ao seu leitor através de um diálogo, por exemplo.

Em um dos meus Artigos da minha coluna na InfoMoney, eu escrevi da seguinte forma:

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Mas por que utilizar o “sim” solto?

Ele cria uma área de positividade em seu Artigo, quebra o padrão e gera empatia com o seu leitor.

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Quem busca informação, busca novidade.

Quando você reafirma que em seu conteúdo terá algo novo, você automaticamente tende a fisgar seu leitor de vez.

Se você fosse fazer uma dieta, você faria a mesma que fez da última vez, ou uma mais recente?

Analise qual título desperta mais seu interesse:

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Você quer o método aparentemente antigo, ou o novo provavelmente aperfeiçoado?

Eu sei qual você prefere, e você sabe qual o seu leitor prefere agora também. Isso é instintivo!

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Você está em busca de resultados, certo?

Nada mais justo citá-los para que você seja ainda mais direcionado àquele conteúdo.

Uma Palavra Poderosa responsável por esse efeito, é: “converter”.

Perceba:

Exemplo 01:

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Se você quer ler sobre e-mail marketing, é porque algum resultado com ele você deseja ter. Ao evidenciar isso no título como o exemplo, você além da informação (e-mail marketing), ensina o método (como) e apresenta o resultado (converter mais).

Exemplo 02:

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Bem parecido com o exemplo 01, esse mostra o resultado através da palavra “conversão” para o marketing de conteúdo.

Usarei um trocadilho ruim, se você não gostar comente, ok?

Mas, “converter”, converte!

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“Como você vive sem isso?”, é uma das intenções dessa palavra tão poderosa.

A palavra “agora” indica precisão, transmite solução imediata e trás o leitor para o presente.

Veja o exemplo de um título de outro Artigo meu na InfoMoney:

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Aquela pessoa que estava insegura para começar o próprio negócio, foi “intimada” a absorver um conteúdo direcionado a ela. Concorda?

A palavra “agora” indica oportunidade limitada; se você não clicar, participar naquele momento, você perde a chance.

Outro bom exemplo que tenho para apresentar a você sobre a palavra “agora”, é na “call to action”.

Sempre que for mencionar ao seu leitor para ele te curtir, seguir, comentar ou interagir de qualquer forma, use o “agora”!

Exemplo,

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Cuidado com exageros, claro!

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Há pessoas que não estão procrastinando e querem informações mais do que “agora”, querem que as transformações sejam rápidas, instantâneas, imediatas.

Por isso a Palavra Poderosa deste tópico é: “instantâneo (a)”.

Ela oferece muita praticidade. Percebe?

Confira os exemplos abaixo:

Exemplo 01:

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Quem estiver buscando isso, não precisa apenas dessa informação o quanto antes, precisa dos resultados.

Exemplo 02:

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Percebe a praticidade que esse título oferece para quem, por exemplo, quer passar em uma prova de vestibular ou concurso?

Tudo isso por causa da Palavra Poderosa, “instantâneo (a)”

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Há promessas e há presentes.

Se as promessas, quando bem formuladas já convertem bem, você calcula quando um presente é oferecido.

Seja um e-book, infográfico… etc

Por exemplo:

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“Grátis” induz à bonificação. A pessoa não perde qualquer coisa por baixar aquele conteúdo ou sequer por estar nele.

Sem falar que todos gostam de um coisas gratuitas. Logo, torna-se uma tentação para ela!

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A palavra “se” indica situações e condições, e isso é excelente para gerar empatia com o seu usuário.

Uma chamada desenvolvida assim:

Se ganhar mais dinheiro parece difícil, baixe esse e-book.”

Percebe a situação gerada?

A pessoa interpreta que para ficar “fácil” ganhar dinheiro, ela precisa baixar aquele e-book. (condição)

Exemplo:

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Imagine se existisse uma palavra que tecnicamente tornasse qualquer processo ou ação mais possível e acessível?

Pois é, existe! A Palavra Poderosa “fácil” traz com ela uma quebra de objeção direta.

Repare esses exemplos:

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Para aquelas pessoas que acham as mulheres difíceis de serem agradadas, esse título é ou não é uma quebra de objeção direta?
Para quem tem dificuldade em seguir dieta, o gancho “dicas fáceis” já gera uma esperança no usuário em absorver seu conteúdo.

Essa é uma excelente maneira de conquistar seu usuário através da informação disponibilizada. Então, capriche nessa estratégia.


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Dê o poder ao seu usuário em visualizar aquilo que ele quer.

Deixe ele imaginar aquela situação, aquele sonho e assimilar que o caminho para conquistar aquilo é através do seu conteúdo.

Você despertando a imaginação do seu usuário no título ou dentro do seu conteúdo de forma direta, é o que torna também a leitura mais saudável e divertida.

Coloque a pessoa dentro da situação que ela deseja, afinal, é para isso que ela irá absorver seu conteúdo.

samuel-pereira-palavras-poderosas-segredos-da-audiencia_exemplos_artigo_imagineNesse exemplo, que eu uso acima é de um Post aqui do blog.

Você percebe que eu antes exemplifico uma situação sobre visitas orgânicas e depois eu convido ao usuário se imaginar na mesma situação?

Se você se vê em uma situação que deseja tanto, você vai se esforçar mais a absorver tal conteúdo. Concorda?

 

Todas essas Palavras Poderosas são, além de tudo já apresentado aqui, estimulantes ao seus leitores não só absorverem, como a colocarem em prática a sua mensagem.

Quanto mais identificação e diálogo forem gerados em um conteúdo, mais próximos de alcançarem aquilo seus usuários sentirão.

Além disso, é uma estratégia que também ajuda significativamente na construção da relação entre você e seu público.

Você acha interessante usar dessas estratégias para se relacionar com seu usuário?

Além disso, comente se você percebeu o quão sutil são essas dicas deste Post, ao mesmo tempo que úteis.

Compartilhe agora essas 15 Palavras Poderosas com sua equipe, ou para aquele seu amigo que já manda bem quando formula um conteúdo.

Desejo que você tenha gostado.

Forte Abraço!

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  • Phamela Cristina Hinhel

    Esse post é sensacional. Obrigada por compartilhar Samuel. Com certeza vou criar posts poderosas com palavras poderosas!

  • Beatriz Silveira

    Nossa como que palavras simples usada da maneira correta na frase faz a diferença! Obrigado Samuel, estou amando seus conteúdos!

  • Barbara Bruna

    Excelente post! Aprendi muito! 🙂