25 Melhores Ideias Criativas de Posts para Facebook e Instagram

Pensando na produção de conteúdo bem feita e engajada como a chave do marketing digital bem executado, listamos para você nesse artigo as 25 Melhores Ideias Criativas de Posts para Facebook e Instagram.

Com esse guia, você estará por dentro das melhores técnicas que mais fazem sucesso nas duas principais redes sociais (Facebook e Instagram) para ENGAJAR sua audiência e ainda se inspirar na hora de criar conteúdos para o seus posts! 🙂

Além de ter um perfil com uma audiência engajada, publicações com alto engajamento aumentam a sua reputação nas redes sociais para os algoritmos que determinam quais publicações serão exibidas para a sua audiência.

Ou seja, um post bem feito não apenas deixa sua audiência mais conectada com você e com sua marca, mas também fazer os mecanismos do Facebook e Instagram mostrarem suas publicações pra mais pessoas.

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1. Frases Motivacionais

Quem não gosta de ler palavras de motivação para começar bem o dia, ou de ser surpreendido no feed com frases que dão um up?

Por isso, as frases motivacionais são recursos simples, mas que geram grande engajamento e repercussão nas redes por parte do público, pois elas possuem um apelo emocional e dão um gás na rotina das pessoas.

As pessoas adoram compartilhar frases motivacionais e de superação. É importante que a imagem que você vai postar tenha sua logo, pois desse modo você propaga sua marca toda vez que a imagem for compartilhada, trabalhando assim o seu branding.

Nós do Segredos da Audiência, usamos muito esse formato no nosso Instagram!

Reprodução: Segredos da Audiência

2. Marque alguém

Uma sacada bastante usada e que gera grande interação do público entre si, são os posts que chamam para a ação de marcar um amigo. Esse tipo de chamada encaixa em praticamente todos os tipos de posts, dos mais variados assuntos.

A marcação pode ser uma simples brincadeira entre amigos, como o exemplo abaixo….

Reprodução: Instagram Fcj Oficial

Ou uma promoção onde a pessoa marque um amigo para participar de um sorteio.

Reprodução: Instagram Segredos da Audiência

3. Faça uma pergunta

A pergunta gera uma reação espontânea nas pessoas e, se tratando do meio virtual, as pessoas sentem a necessidade de expressar a sua opinião, de sentir parte de um grupo e de serem ouvidas.

O post pode trazer a pergunta na sua legenda, questionando aos seus seguidores sobre determinado assunto ou pode até mesmo vir escrita na própria imagem.

Essa segunda, traz ainda mais um aspecto interessante na postagem. Pode ser um atrativo a mais na imagem dependendo do grafismo utilizado, de forma a manter uma boa estética e ser criativa.

Reprodução: Instagram Artesanato Passo a Passo
Reprodução: Instagram Segredos da Audiência

4. Antes e Depois

O gatilho mental da Prova é poderoso. Pessoas gostam de ver resultados atestados, por isso se você está promovendo um produto, serviço ou alguma técnica, é interessante que você comprove os resultados do seu produto ou serviço.

Sem contar que um post com uma foto ou vídeo do antes e depois, pode gerar uma boa reação e surpresa em quem está vendo, de forma a fazê-la compartilhar o post nas suas redes sociais para as demais pessoas.

Reprodução: Google
Reprodução: Instagram @oficialdudafernandes do blog Pretty Poison

5. Comparação

Um modelo muito usado de comparação é a escolha de um determinado assunto (produto, estilo de vida, moda em alta, entre outras mil opções) para comparação com outro. Seja comparando como é no seu país, ou como era antes em determinada época…

São várias as formas de comparação.

O post de comparação além de encaixar no modelo de ‘antes e depois’, ele pode trazer por exemplo, a comparação da qualidade/eficácia do seu produto com a do concorrente, ou formas de certo e errado como na imagem abaixo: certo e errado na posição dos móveis na decoração do ambiente.

Reprodução Facebook Design Home
Reprodução: Facebook iPhone – Apple (@iphone.apple)

 

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6. Temas em alta (Hypes)

Há notícias e tendências surgindo a cada instante e a velocidade em que elas se espalham no ambiente digital é incrível, por isso você deve estar sempre atento.

Trazer para seu público notícias do seu nicho, novidades e lançamentos é uma forma de atualizá-los e informá-los de maneira prática.

O termo “hype” remete ao que é de mais intenso, é o ápice de tudo. Um assunto que está na moda e que é comentado por todo mundo.

Por exemplo: há pouco tempo atrás quem não se lembra da repercussão da estréia das séries “Stranger Things” ou “Orange Is The New Black“?  Um dos assunto mais comentados nas redes sociais como o Twitter, até hoje. Ou da febre do brinquedo spinner, que virou moda e você encontra um em cada esquina que vai. Até mesmo o recente lançamento do Iphone X e Iphone 8, se tornou um Hype.

Apenas tome muito cuidado ao expor sua opinião, colocando sua cara ou a cara da sua empresa a frente de temas envolvendo polêmicas.

Uma ótima ferramenta para ficar por dentro dos assuntos mais comentados é o Twitter e o Google Trends.

Reprodução: Facebook Exame

7. Passo a Passo

O internauta de hoje busca praticidade e posts ‘passo a passo‘ têm muito disso. Por serem geralmente estruturados em tópicos as instruções, literalmente um “passo a passo”, facilita na escaneabilidade do texto.

Se o post for uma imagem ou uma montagem com a sequência dos passos, ajuda ainda mais, pois  temos uma maior facilidade de assimilação com imagens.

Reprodução: Ekhart Yoga

Sua publicação também pode ser um vídeo com um passo a passo bem explicativo e criativo. Um bom exemplo são as publicações do perfil abaixo:


Reprodução: Tasty Demais

8. Contraste

Em um ambiente onde estamos sendo constantemente bombardeados por mídias por todo os lados, a sua precisa se destacar em meio a tantos conteúdos.

Estamos criando um hábito de passar o feed cada vez mais de maneira automática, com pouca percepção do que nos é exposto. Uma maneira simples de chamar a atenção é o uso de contrastes nas imagens.

Reprodução: Instagram Segredos da Audiência

Abaixo um exemplo de publicação feita no nosso Instagram onde aumentamos em 45% a interação com anúncio apenas aumentando o contraste da imagem.

*Os números representam resultados de testes que realizamos no nosso Instagram @segredosdaaudiencia

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9. Foco nos olhos

Enquadramento de uma foto pode ser um ótimo recurso a ser explorado. O uso do foco nos olhos, enfatizando-o na imagem é uma opção para atrair quem está passando pelo seu post.

Uma foto mais convencional pode passar despercebida, o olhar chama atenção e dependendo da forma como os recursos artísticos foram utilizados pode transmitir diversas sensações. Basta saber usá-los.

Reprodução: Facebook Idesph
Reprodução: Facebook Erico Rocha

10. Preto e Branco

Ainda seguindo a linha de atração, o uso do preto e branco sempre cai bem. A monocromia também se destaca em meio há tantas cores e grafismo.

Você pode se reinventar no uso de outros elementos para explorar ainda mais o contraste da imagem, se desejar. Use a criatividade!

Reprodução: Instagram Top Empreendedor

11. Humor

Não poderia deixar de fora. Humor é sempre uma boa pedida, quem não gosta de rir?

Que tal criar um post engraçado, fazer brincadeiras ou embarcar na onda de algum viral do momento? Há muito tempo as empresas deixaram de usar sua comunicação de forma mais fria, empresarial e adotam uma voz mais descontraída.

Esse gesto humaniza sua empresa, aproxima seu público e cria mais engajamento com ele.

Apenas muito cuidado em não entrar em piadas e brincadeiras em assuntos delicados como religião, política e tabus para que isso não vire contra você.

Reprodução: Facebook Prefeitura de Curitiba
Reprodução: Facebook Prefeitura de Curitiba

12. Curiosidades

Você pode trazer para sua audiência pequenas curiosidades sobre seu segmento, mas que seja interessante contá-las.

Crie posts no formato ‘Você Sabia?. As pessoas têm uma curiosidade natural e são atraídas por essas pequenas notas. É sempre bom acrescentar coisas novas e conhecimento para quem te acompanha.

Se for interessante, escolha um dia da semana para fazer esse tipo de postagem e se tornar algo esperado pelo público.

Dica extra: outra dica é procurar filtrar notícias do seu nicho que sejam relevantes informar e sejam úteis para sua audiência. Essa dica pode ajudar muito quando você não faz ideia do que postar na sua fanpage.

Além de ser uma técnica que exige pouco trabalho, pois você não vai “partir do zero” para produzi-la.

Você pode utilizar notícias de  lançamento de algum produto novo ou da mudança de alguma lei, por exemplo. Tudo depende do seu segmento.

Só não esqueça de colocar a fonte e dar os devidos créditos de onde você está retirando a notícia, ok?

Reprodução: Instagram Você Sabia (@vocesabia)
Reprodução: Instagram O Curiosidade

13.  Citação

As pessoas adoram frases de pessoas conhecidas, por isso o motivo das citações serem campeãs em curtidas e compartilhamentos, pois representam uma forma dos seus fãs se expressarem.

Elas podem vir como trechos de músicas, passagens de livros, frases de efeito… O importante é quebrar um pouco da rotina e do negativismo presente no mundo.

Nada impede de você usar pensamentos de celebridades estrangeiras. É importante também trazer pessoas referências no seu tema, pessoas bem sucedidas, empresários de sucesso na área etc, de forma a motivar seu público.

Reprodução: Instagram Segredos da Audiência

14. Vídeo com título e legenda

O vídeo está sendo um conteúdo cada vez mais consumido pelos internautas. É uma mídia que prende e atrai a atenção no feed.

Uma nova maneira está sendo os vídeos com títulos. Servindo de pequena descrição para a qual aquele vídeo está ilustrando.

É de certa forma uma maneira de poupar uso da legenda em texto no post, e deixar o material mais didático e dinâmico. Há páginas que usam muito desse recurso, e exploram de elementos como os famosos emojis.

Esse formato inclusive, tem grande facilidade de se tornar um viral ou meme.

Reprodução: Facebook Gary Vee
Reprodução: Facebook Erico Rocha

15. Memes

De fato não conseguimos fugir dos memes. Ele é o principal meio de engajamento nas redes sociais.

Os memes são grandes virais de conteúdo e são reproduzidos e adaptados várias e várias vezes. Eles podem se tornar memes fixos como o do Freddie Mercury ou passarem rapidamente.

Quem não se lembra do “John Travolta confuso” por exemplo?  Você pode usar dessa características para repercutir também o seu conteúdo usando de forma correta e oportuna.

Saiba interpretá-los, para saber o contexto onde usar e esteja atento aos acontecimentos ao redor do mundo, pois um meme pode surgir a qualquer momentos.

Reprodução: Google

 16. Reações no Facebook

Há algum tempo o Facebook fez alterações na plataforma e disponibilizou reações junto ao botão de curtir. Isso gerou uma grande movimentação na rede, por que a forma de se expressar ao post não fica de maneira tão genérica.

Isso também permite uma maior interação com o público, pois possibilita fazer perguntas e usar as reações como respostas para as opções dadas no post.

É possível com o uso das reações, um breve feedback do seu post em relação de como ele foi recebido pelo público.

Reprodução: Facebook Aquariun’s Aquarismo e Pet Shop
Reprodução: Facebook Prefeitura de Belo Horizonte
Reprodução: Segredos da Audiência

 17. Stories

No último mês, mais de 50% das contas de empresas no Instagram fizeram um Stories. Ele permitiu uma nova forma de comunicação entre as marcas e clientes e isso se deve ao tempo que gastamos nos dispositivos móveis.

O diferencial vem com os vídeos em vertical que são mais interativos e em tela cheia.

Os Stories propõem uma comunicação mais descontraída e te livra de ‘overposting’ no seu feed. Além de permitir pequenas chamadas que possibilitam linkar para o site de venda do seu produto.

Saiba mais como aproveitar a ferramenta nas dicas que o blog do Instagram Business disponibilizou.

Bônus: se você quer saber como aumentar seu tráfego pago na internet, clique aqui.

Reprodução: business.instagram.com

18. Post interativo

Interagir com seu público e sair um pouco da comunicação unilateral é sempre bem visto.

Existem diversas maneiras de propor essa interação, como posts do tipo:  “dê dois cliques na tela para..”, “comente aqui se..” “complete a frase”.

Mais um vez, se tratando de escaneabilidade e de grande volume de post vindo de diversos perfis, quando a pessoa nota durante a visualização do seu feed algo diferente, ela se sente atraída.

Reprodução: Instagram Segredos da Audência
Reprodução: Google

 19. Datas comemorativas

As datas comemorativas e feriados (principalmente relacionadas ao seu nicho) podem ser fonte de inspiração para um outro tipo de post.

Pense no formato legal para dar os cumprimentos, seja em forma de animação, gif, imagens contendo frases e citações. Isso mostra que existe uma pessoa por trás dos negócios e que se importa.

Dica extra: Uma opção bem bacana também é falar sobre eventos da sua área, encontros, palestras, congressos, feiras etc.

Reprodução: Marco Cherfêm
Reprodução: Agropet XV

 20. Native Ads

Com a grande quantidade de links e banner patrocinados não solicitados, os usuários estão se habituando a ignorar esse tipo de publicidade.

Os famosos Native Advertising (anúncio nativo) surgiram com o intuito de oferecer algum conteúdo de valor para sua audiência sem ser intrusivo.

É publicado a postagem no meio do conteúdo do site ou rede social como se fosse só mais uma postagem no meio, ainda que identificados como pagos.

São comumente acompanhados de fotos mais “íntimas”, do cotidiano, que não se parecem exatamente com fotos de anúncios publicitários.

Reprodução: Facebook Maquina Automática de Vendas

 21. Fundo Branco

A questão do fundo branco é o efeito que a estética remete. É como se o anúncio ou post se fundisse com o fundo do feed e se tornasse uma coisa só, apenas com a imagem da foto. Cria um efeito interessante!

Reprodução: Facebook Ana Tex

22. Infográfico

Os infográficos são materiais de fácil assimilação e passam a mensagem desejada de forma bastante didática quando bem feitos.

No correria do dia-a-dia é um conteúdo rápido de consumir pois são guias práticos esquematizados e de fácil explicação do assunto exposto.

Traga para seus posts também gráfico e estatísticas. Pesquisas comprovadas dão credibilidade ao discurso e mostram autoridade no assunto e as pessoas se sentem muito atraídas.

Reprodução: apresentação de Samuel Pereira para o Evento Fire 2017
Reprodução: Viver de Blog

23. Bastidores

Você pode mostrar o outro lado dos negócios, o dia a dia no escritório, processo de produção de algum produto, de forma a aproximar mais seus clientes e mostrar transparência.

Mostrar a cara da equipe e suas funções humanizam sua empresa e os fãs tem essa curiosidade de saber por trás dos negócios. Ao longo do tempo você vai construindo uma relação de confiança com eles.

Reprodução: Instagram Segredos da Audiência
Reprodução: Instagram Gary Vee

24. Textão

Apesar de imagens e vídeos serem consumidos mais facilmente e rapidamente, sendo também conteúdos que despertam a atenção do usuário, os famosos textões são tipos de publicações que também atraem o leitor, pois são compostos de uma gama maior de conteúdo.

Principalmente por ser, na maioria das vezes, uma opinião sendo exposta a respeito de algum assunto.

Você também tem a opção de escrever textos grandes de prévia daquele conteúdo que você está compartilhando, para que o leitor tenha uma noção do que ele verá ao clicar.

Reprodução: Facebook Segredos da Audiência

25. Carrossel

O carrossel é um ótimo recurso apresentado não há muito tempo por essas redes sociais. Quando bem explorado pode trazer efeitos bem interessantes.

Experimente diferentes estratégias de criativos, como narrativa ou sequência, para ver o que funciona melhor.

Você pode postar uma sequência de 10 imagens/ vídeos/ links e outros em uma única unidade de anúncio no Facebook.

O Facebook para Empresas disserta bastante sobre as funcionalidades dos stories para anúncios nesse link. E traz exemplos de cases incríveis de empresas com o uso do carrossel nesse outro link. Use para se inspirar!

Essa opção também disponível no Instagram, permite postar um compilado de fotos e vídeos em um único post sem precisar sobrecarregar seu feed com ‘overposting’.

Reprodução: designportugal.net
Reprodução: Geox Nebula

Com esse guia com Os 25 Melhores Posts Para Facebook e Instagram agora fica fácil de você ter ideias para desenvolver seu conteúdo. Use da criatividade e bom senso, sempre pensando em quais modelos é pertinente usar no seu segmento.

Aprenda a tornar seu Instagram um verdadeiro Ímã de Seguidores!

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Equipe – Segredos da Audiência

  • Muito Bom, vou praticar estas dicas, pois tenho a mania de sempre fazer de um jeito diferente. quem sabe assim dá certo.

  • Aline Martins

    Show!! Obrigada pelas dicas, vou aplicar com certeza!