COMO CRESCER O INSTAGRAM: 9 SEGREDOS

COMO CRESCER O INSTAGRAM: 9 SEGREDOS

Quer saber como ter mais seguidores? Quer saber os segredos e técnicas que aplicamos para crescer de forma orgânica mais de 87 mil seguidores em – um único mês! – nas nossas contas de Instagram?

Imagine crescer seu Instagram de forma orgânica, sem ter que gastar rios de dinheiro.

Imagine você tendo centenas de milhares de seguidores.

Imagine conseguir fazer seu Perfil no Instagram se tornar LITERALMENTE um ÍMÃ de SEGUIDORES.

Neste post apresentaremos dicas e técnicas que aprendemos em anos de testes e estudos. Investimentos que deram muito certo… e outros nem tanto!

Como diz o ditado: “Inteligente é aquele que aprende com os próprios erros, Sábio é o que aprende com os erros dos outros”.

Para ajudar você a aproveitar essa rede social poderosa do Marketing Digital, temos algumas estratégias testadas em nosso perfil do Segredos da Audiência que, junto com o Motivação em Frases, está perto da marca de 1 milhão de seguidores!

Os nove segredos que abordaremos aqui são:
1) Busca do Próprio Instagram
2) As Poderosas Hashtags
3) Como Usar o Crescimento Orgânico a seu Favor
4) Formas de Aumentar Sua Relevância no Instagram
5) Fazendo Parcerias
6) Valorize os Vindos de Outras Redes Sociais
7) Como Usar Os Anúncios Para Aumentar Seus Resultados (Instagram Ads)
8) Curtindo e Seguindo Outras Pessoas
9) Indicação Pelo Próprio Instagram

O Instagram tem crescido a cada dia. Em junho deste ano ele superou um bilhão de usuário ativos e tem crescido mais que o seu dono, o Facebook. Uma rápida pesquisa no Google Trends permite perceber que o Instagram é a bola da vez. Veja o exemplo:

grafico google trends orkutgrafico google trends facebookgrafico google trends instagram

O interesse das pessoas pelo Orkut e Facebook vem caindo com o passar do tempo, enquanto o do Instagram só aumenta a cada dia!

Entendendo alguns conceitos:

O Dinheiro Flui Para Onde Vai a Atenção Das Pessoas

As pessoas acessam vários canais de comunicação diariamente. Se você estiver nestes canais, certamente você será notado e isso é um grande diferencial!

Fontes de Tráfego

É preciso ter um lugar de onde as pessoas virão para visitar seu site. Não adianta você ter muito a falar se não tem ninguém para te ouvir.

Fontes de Tráfego Escalável

Estas fontes precisam ser escaláveis! É necessário ter algum jeito das fontes de tráfego crescerem exponencialmente, sem ser necessário um demandante trabalho braçal.

É preciso trazer seguidores sempre até que eles se tornem uma audiência fiel. Sabe a diferença entre Audiência e Tráfego?

Conforme descrito no livro Atenção: O Maior Ativo do mundo “Tráfego é aquela visita que entra no seu site, audiência é quando seu visitante se torna seu seguidor fiel. Embora o tráfego seja algo extremamente importante, porque é de onde vêm os visitantes que vão lhe conhecer, ter uma audiência leva você para um próximo nível, porque, quando o seu negócio tem uma audiência fiel e que o acompanha, ele se torna muito mais sólido.”

Segredos Desbloqueadores Para Tornar Seu Instagram Um ÍMÃ de SEGUIDORES

1) Busca do Próprio Instagram

Diz respeito a como seu perfil será encontrado. É importante usar palavras-chaves do seu negócio. Veja o exemplo:

print instagram pesquisa vocal coach

Na pesquisa sobre “coach vocal” se posiciona melhor quem tem o negócio especificado no nome do Instagram.

Os mesmo é válido para a pesquisa “advogado”:

print instagram pesquisa advogado

O Instagram não consegue adivinhar se não dermos dados para ele. Ele não vai deduzir que você é um Chef só porque você posta muitas fotos de comida ou do seu restaurante.

Agora, olha que inacreditável essa diferença que tivemos em testes que realizamos, alterando apenas um detalhe:

print excel metricas teste bio instagramprint excel metricas teste bio instagram hashtag

Apenas alterando um pequeno detalhe na bio – AS HASHTAGS – nosso alcance no Instagram praticamente dobrou. E de uma semana para a outra tivemos quase duas vezes o número de seguidores. De 13.450 visitas para 23.254 visitas. E de 2.631 novos seguidores para 4.746 seguidores. É ou não poderoso?

print excel metricas teste bio instagram hashtag resultado

2) As Poderosas Hashtags

Quais hashtags usar? Como saber a popularidade das hashtags? Em um nicho podemos ter vários sinônimos. Como saber qual é a mais relevante?

Veja este exemplo do nosso nicho de atuação. Qual você acha que é mais popular? “Marketing Digital” ou “Empreendedorismo Digital”?

print instagram pesquisa marketing digitalprint instagram pesquisa empreendedorismo digital

3.8 milhões vs. 246 mil. Isso é 15 vezes mais! Por isso alteramos nossa bio e melhoramos tanto nosso alcance!

Isso nos mostra também uma coisa importante que devemos perceber sobre demanda. Seth Godin já ensinava: “não crie uma demanda para um produto, crie um produto para uma demanda!” Vamos aproveitar as demandas que já existem para otimizarmos nossos resultados.

Tomemos como exemplo o nicho fotografia. A primeira coisa que quem quer começar um perfil de fotografia no Instagram deve fazer é começar digitando a hashtag #fotografia na busca. Logo vemos que nas hashtags temos #fotografiadecasamento; #fotografiainfantil; #fotografiadefamilia; #fotografianewborn:

print instagram pesquisa #fotografia

É fácil perceber que o tema família predomina. É recomendável que quem vai começar um novo negócio direcione para este caminho, que já tem demanda, para onde já está fluindo a atenção das pessoas.

Uma outra funcionalidade interessante é a de seguir hashtags. Desta forma, as postagens que são relevantes, aparecem no feed.

print instagram seguir hashtags

Entender a beleza das hashtags pode ajudar muito. Categoriza melhor seu perfil e ainda pode nortear quanto à demanda.

3) Como Usar o Crescimento Orgânico a seu Favor

Existe na internet tráfego pago e tráfego orgânico. O orgânico é aquele que temos quando uma pessoa indica para a outra, que aparece “naturalmente” na internet, nos mecanismos de busca ou que a pessoa encontrou por conta própria. Tráfego pago é aquele que temos após injetar dinheiro. Usar os dois é muito importante.

Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: qual a melhor forma de gerar visitas no meu site?

Formas de trazer seguidores organicamente:

Aparecer no “Explorar”

Aparecer no “Explorar”, que é mostrado quando você vai pesquisar alguma coisa. Na parte superior ele classifica/categoriza automaticamente por temas, de acordo com as hashtags das postagens. Na sua próxima postagem, aconselhamos pesquisar as hashtags em alta de acordo com seu nicho.

print instagram aparecer no explorar

É melhor colocar a hashtag no cometário ou na legenda? Preferimos colocar no primeiro comentário, porque deixa a legenda menos poluída. De qualquer forma, recomendamos não exagerar, porque é deselegante.

As pessoas recebem seleções do “Explorar” diferentes, baseadas em seus interesses, portanto, quando for usar hashtags escolha bem as mais pertinentes para o seu público.

Uma funcionalidade nova no Instagram ajudou muito: ele agora exibe quantos seguidores cada postagem trouxe. Se o seu perfil é comercial, você pode ter insights e estatísticas sobre sua audiência e suas postagens. Nesta opção, acessando a guia conteúdo, é possível filtrar todos os seguidores durante, por exemplo, um ano e ver quantos cada postagem trouxe.

print instagram aparecer no explorar
Métricas são muito importantes para melhorarmos constantemente. E esta função permite perceber exatamente o que deu mais certo para repetir e o que não foi tão bom para corrigir.

Via de regra, postando várias vezes ao dia um conteúdo de qualidade, é possível perceber gradativamente um aumento no número de seguidores. E através desta nova ferramenta, é possível determinar padrões acerca do quanto cada tipo de postagem agregou. A nossa experiência diz que quanto mais postamos conteúdos bons, mais temos resultados positivos.

É imprescindível ter uma linha editorial. Sem entendê-la é impossível produzir conteúdos em quantidade e com qualidade. Para se ter uma ideia da importância disto, um módulo inteiro do treinamento ÍMÃ de SEGUIDORES é destinado ao conteúdo. É importante produzir um conteúdo condizente para alcançar as pessoas certas e com a intenção certa, para poder converter, qualquer que seja sua área de atuação.

Seus seguidores marcarem outras pessoas

No nosso perfil @motivacaoemfrases a postagem que mais trouxe seguidores – 1.163 seguidores! – foi uma com a qual os seguidores se identificaram e marcaram outras pessoas. Quando as pessoas se conectam com você emocionalmente, elas ficam propensas a marcarem outras e também se tornam seus seguidores.

print instagram marcação de pessoas

Seus seguidores mandarem inbox para os amigos

É uma das melhores formas de ser recomendado. A taxa de abertura das mensagens inbox é bem alta.

Clique aqui e garanta sua vaga na próxima turma do curso “Ímã de seguidores”!

4) Formas de Aumentar Sua Relevância no Instagram

Algoritmo das Redes Sociais e do Google

É importante fazer com que os algoritmos trabalhem a seu favor. É um grande diferencial. E como conseguir isso?

Com Conteúdo de Qualidade

Você sabe o que é um conteúdo de qualidade para o algoritmo? São conteúdos que proporcionam retenção e interação:

Retenção

Os conteúdos devem fazer as pessoas pararem para ver e prestar atenção no que você postou. Consequentemente estes conteúdos prendem as pessoas mais tempo dentro da plataforma do Instagram. E isso fará com que o algoritmo te adore!

Interação

Quando passam pelo seu conteúdo, as pessoas estão curtindo, comentando e marcando outras?

Parece óbvio, mas quando você leva estes pontos em consideração para criação de conteúdo, muda completamente o jogo! Uma boa dica para aumentar a retenção da sua audiência é usar vídeos.

A Bolha da Relevância

Mais um fator a ser levado em consideração para fazer o algoritmo jogar a seu favor: A bolha da relevância. Vamos supor que você tenha 1.000 seguidores. Ao fazer uma postagem, esta será entregue para 5%, ou seja, 50 pessoas. Se dessas, 45 comentarem, compartilharem, interagirem de alguma forma o Instagram vai entender que seu conteúdo tem qualidade, que você está acima da média. E da próxima vez que você postar algo, será entregue para 10% dos seus seguidores.

Procurando sempre aumentar a bolha de relevância e se preocupando com os pontos chave de retenção e interação, o algoritmo percebe que suas postagens têm qualidade e relevância e passa a entregá-las cada vez mais para seus seguidores e outros usuários da plataforma.

As postagens com mais engajamento são também as mais entregues. Isso é diretamente proporcional. O Instagram é uma rede de segundos: se nos primeiros instantes da sua postagem ela já tem interação, ela será entregue para cada vez mais pessoas.

5) Fazendo Parcerias

Fazer parcerias é uma forma incrível de aumentar o número de seguidores e crescer a sua audiência. Você sabe quais são os tipos de parcerias?

Pagas

Parceria paga nada mais é que procurar perfis que são pertinentes ao seu nicho e perguntar quanto cobrariam para fazer uma parceria, um post falando de você.

Como saber se o valor cobrado está bom? Aí depende: da visibilidade que vai te proporcionar e do orçamento disponível. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado para se ter uma boa base. Analise qual parceria paga te deu mais resultado com preço bom e se baseie nela.

E se você não sabe quais perfis são pertinentes ao seu, descobri-los é muito simples: acessando seu perfil (tem que ser a partir de algum outro), no canto superior direito ao lado do botão de envio de mensagem, tem uma setinha para baixo. Ela te mostrará as sugestões para seguir e clicando em “ver tudo”, você visualizará perfis que têm uma audiência parecida e que têm a ver com o seu negócio. É um ótimo indicativo de quais perfis são bons para se fazer parcerias.

print instagram sugestões

 

print-parcerias-segredos-como-crescer-Instagram2

Você pode também entrar na sugestão e repetir o processo para encontrar mais perfis afins. Desta forma você encontrará seguidores mais relevantes, que são mais propensos a se tornarem seus seguidores também.

Trocas

Consiste basicamente em chamar um perfil (pertinente ao seu nicho) e combinar uma troca de postagens: você posta algo dessa pessoa e marca o perfil dela e ela também faz o mesmo com uma postagem sua. É legal fazer um conteúdo novo porque repostagens não têm tanto alcance.  

Tenha em mente três coisas: se a pessoa só te marcar na foto, não te direciona tantos seguidores. Ela tem que colocar seu perfil na legenda da foto (marcação com o ‘@seunome’). Isto deve ser feito na primeira linha do post, porque a partir da terceira linha o texto fica oculto pelo “ver mais” e o resultado não é tão positivo. Por último, a pessoa deve dar o porquê seguir, porque isso dobra o número de seguidores que a troca de postagens possibilita. É legal ter critérios bem definidos quando for estabelecer parcerias, para não sair prejudicado.

Uma outra forma de troca são as “colabs” que nada mais é do que produzir algum conteúdo em conjunto, com alguma participação especial. Normalmente é mais utilizado por quem produz vídeos para o Youtube, mas também pode ser aplicado no Instagram.

Mentalidade Link Builder

O que você tem para trocar por uma postagem? Quais as suas ações que te geram links?

“Link builder” é construir links para a sua página. Por exemplo, o Samuel tinha uma coluna na Infomoney em que ele resolveu postar “07 Perfis no Instagram Que Todo Empreendedor Deve Seguir”. Todos os que foram indicados recomendaram de volta, fizeram uma postagem agradecendo e o marcando. Nesta simples ação seu perfil cresceu mais de mil seguidores em uma noite!

O que você tem que pode motivar essa postagem de agradecimento? Às vezes um livro seu, um produto da sua loja, um serviço que você presta. Tem que pensar o que pode ser trocado por uma postagem com um influenciador ou alguém que tenha a ver com seu público. Aproveite isso porque pode te ajudar muito!

Clique aqui e garanta sua vaga na próxima turma do curso “Ímã de seguidores”!

6) Valorize os Vindos de Outras Redes Sociais

Se você já está bem posicionado nas outras redes sociais como YOUTUBE, SNAPCHAT, ou ainda, se faz PODCASTS, recomende que seu público te siga nas outras redes sociais. Isso é chamado de “crossmedia”. Alcançar as pessoas com seu conteúdo em mídias diferentes é uma forma de conquistar audiência.

Devemos fazer isso, porque não sabemos até quando o Youtube, Facebook ou o Instagram vão durar. Então é importante diversificar onde está sua audiência, fazendo com que ela te encontre em vários canais. E quanto mais ela te ver em mídias diferentes, mais apaixonada ela fica.

Seguidores vindos de outras redes sociais, são os mais engajados, porque tomaram a atitude de abrir o navegador ou o aplicativo e buscaram seu perfil para começar a te seguir. Seguidores engajados aumentam a bolha de relevância, sobre a qual já falamos anteriormente, por isso são importantíssimos!

7) Como Usar Os Anúncios Para Aumentar Seus Resultados (Instagram Ads)

É possível impulsionar as postagens se você tiver um orçamento disponível para investir. Se seu perfil é um perfil comercial, abaixo de cada postagem, aparecerá a opção “Promover”. Depois de promover, você recebe um relatório com os resultados que mostra vários dados, até quantos seguidores cada publicação trouxe, tornando possível calcular quanto “custou” cada seguidor.  

Nos testes que fizemos aqui no SDA, uma publicação especificamente teve um resultado incrível.

print instagram ads resultados excelentes

E qual foi a diferença desta postagem?

print instagram ads resultados video

A diferença foi: VÍDEO. Vídeos têm se mostrado uma tendência no Instagram. Trouxemos para o nosso perfil exatamente os seguidores que queríamos com esta postagem. Como em breve será lançada uma nova turma do curso ÍMÃ de SEGUIDORES, precisávamos atrair pessoas que seguiam nosso perfil para ter dicas de Instagram. Porque são pessoas que podem comprar um curso futuramente, que vão tomar as ações que precisamos. Atraímos as pessoas com a intenção certa!

8) Curtindo e Seguindo Outras Pessoas

Existem outras formas de obter seguidores, manualmente. Você pode curtir fotos de pessoas que têm a ver com seu perfil. Você pode também seguir pessoas que seguem perfis parecidos com o seu ou ainda, seguir perfis que postam hashtags parecidos com seus nichos. Isso vai despertar a curiosidade da pessoa para entrar no seu perfil. E se seu conteúdo for de qualidade, chances são que esta pessoa passará a te seguir. Funciona… Só não é escalável.

9) Indicação Pelo Próprio Instagram

print instagram indicação

 

7 FATORES CHAVE para conquistar o algoritmo e fazer com que o Instagram comece a recomendar o seu perfil:

1) Engajamento 

Diz respeito à interatividade do seu seguidor com você. Ele está engajado? É também a questão da bolha da relevância. Se as pessoas estão engajando, você terá mais relevância, que é exatamente o segundo ponto.

2) Relevância 

O que você posta se destaca? Tem boa aceitação? O que você posta deve ser pertinente para a sua audiência.

3) Relacionamento

 Você responde seus directs e conversa com sua audiência nos comentários? O Instagram gosta disso e te dá mais relevância. O algoritmo vai indicar o perfil que é legal com o público.

4) Pontualidade

O Instagram não mostra publicações antigas. Por isso que quando você posta com regularidade e frequência, as pessoas têm mais chance de te ver. O algoritmo não recomenda um perfil abandonado, que não trará nenhum resultado positivo para a plataforma.

5) Busca no perfil 

Se muitas pessoas estão pesquisando seu nome, o Instagram entende que você é relevante e passa a te indicar para mais pessoas. Por isso é legal também provocar as pessoas a digitarem seu nome ou seu perfil para te encontrarem.

6) Compartilhamentos diretos 

Fazendo um conteúdo que engaja, as pessoas compartilham diretamente com as outras, aumentando sua relevância.

7) Tempo gasto 

Quanto tempo sua audiência gasta com você? Sua retenção deve ser boa para que você consiga ter mais recomendações do Instagram.

Estes foram alguns dos segredos que aplicamos em nossos perfis Segredos da Audiência e Motivação em Frases para crescê-los em mais de 87 mil seguidores em apenas um mês!

Quer saber mais como melhorar sua presença no Instagram e tornar seu perfil um verdadeiro ÍMÃ de SEGUIDORES? Se inscreva neste link e fique ligado que em breve abriremos uma nova turma do nosso curso de Instagram.

Se você curtiu esse post, deixe seu comentário logo aqui abaixo! Assim você nos motiva a fazer mais conteúdos como esse. 🙂

E siga a gente nas redes sociais, onde compartilhamos conteúdos diários sobre Marketing Digital, Audiência e Empreendedorismo! 🙂

Clique aqui para acessar nosso Canal no Youtube.

Aqui para seguir no Facebook!

E aqui para nos acompanhar no Instagram!

Um forte abraço e até a próxima!