No início do ano eu dei uma dica incrível de Instagram para a Luiza Helena Trajano, uma das mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes.

A Luiza, além de já ter palestrado duas vezes no Segredos da Audiência Ao Vivo (em 2017 e 2019), é uma amiga querida, minha conterrânea…

Esta é a mesma dica que dei para o Minotauro, que ele começou a usar para bombar o Instagram dele.

…e também escreveu o prefácio do meu livro “Atenção: O Maior Ativo do Mundo”.

Samuel Pereira, Luiza Trajano e o livro "Atenção: O Maior Ativo do Mundo"
Samuel Pereira, Luiza Trajano e o livro “Atenção: O Maior Ativo do Mundo”

Recomendei a eles que usassem mais o IGTV, pois a entrega está excelente (falo sobre isso com mais detalhes neste vídeo – clique aqui para assistir).

A Luiza começou a empregar esta estratégia e agora ela faz semanalmente as pílulas de conteúdos, toda segunda-feira.

Recentemente eu tive a honra e a alegria de ser convidado por ela para participar de uma destas pílulas, onde falamos sobre mundo digital, audiência e sobre o meu evento, o SDA Ao Vivo.

O que eu acho mais fantástico nela é que ela implementa tudo que aprende muito rápido! É consistente e aplica tudo.

Como ela brincou na abertura do vídeo que gravamos “sou boa aluna e obediente”. rs

Uma coisa que ela falou no palco do SDA 2019 que eu concordo muito é: “Quem tem poder é quem tem conhecimento e faz acontecer de forma rápida.”

Acredito que tão importante quanto ter as estratégias certas é “colocar o time em campo”.

E nesta postagem eu quero contar para vocês como foi este bate-papo incrível que gravamos no escritório dela.

A Luiza tem falado muito com pequenos e médios empresários… E ela abriu nossa conversa perguntando…

“Tem jeito de ficar longe do mundo digital?”

O mundo físico com certeza sempre existirá. Mas o digital hoje precisa ser integrado.

E isso serve para qualquer área, qualquer profissional.

Dentistas, médicos, advogados, doceiros, confeiteiros, coaches…

Não faz muito tempo eu fui a uma loja de sapatos bem pequena que estava bombando, porque fez um ótimo trabalho no Instagram.

Tem muito gente vendendo pela plataforma.

Hoje, até para levar as pessoas a visitarem sua loja, você precisa do digital.

Depois ela me perguntou:

“Como é que a gente bomba no Instagram?”

Para quem quer vender e ter lucro através das redes sociais, a primeira coisa é o conteúdo.

É o que eu falei com a Luiza logo no começo “vamos fazer pílulas”.

Em qualquer rede social que você estiver, seja no Instagram, no Youtube, o que for, o seu conteúdo precisa de duas coisas: interação e retenção.

Falando em termos simples:

A rede social tem uma coisa chamada algoritmo.

Ele é como se fosse um curador, a pessoa que decide qual o conteúdo vai aparecer para você.

Quando você abre o seu Instagram ele precisa decidir em que ordem das publicações aparecem para você…

Ele quem toma essa decisão.

Como que você faz para aparecer para todo mundo mais facilmente?

Você precisa agradar ao algoritmo.

O primeiro feedback que ele precisa para saber se o seu conteúdo é legal é as pessoas interagirem, curtirem e comentarem.

Pense quantos vídeos o Instagram recebe todos os dias.

Como ele vai saber se um determinado vídeo é bom?

Não tem uma pessoa assistindo aos vídeos. É um algoritmo, um robô.

Portanto, como a Luiza deduziu muito bem, “é importante levar os outros a curtir e comentar” e até compartilhar nossos conteúdos.

Se o seu conteúdo é bom e se você consegue puxar a interação – tipo pedir para as pessoas curtirem ou comentarem no meio do seu vídeo – já ajuda a sua mensagem a ser entregue para mais pessoas.

Isso é interação.
A segunda coisa é a retenção.

Quanto mais tempo a gente passa assistindo a um vídeo, o algoritmo entende que a gente gostou desse vídeo.

É como se fosse uma rede de TV: se você fica muito tempo assistindo ao programa é porque gostou.

O que acontece se uma TV colocar um programa chato?

Vai cair a audiência e ela vai perder dinheiro, porque não vai conseguir vender as cotas de patrocínio.

É a mesma coisa com o Instagram e o Youtube. As plataformas precisam ganhar dinheiro.

Então, os vídeos que mantêm as pessoas por muito tempo na plataforma são mais mostrados.

Por que as pessoas ficam tão viciadas no Instagram?

Porque a plataforma entrega exatamente o que elas querem ver, o tipo de conteúdo que as faz ficarem retidas.

Então, se você tem um conteúdo que retém as pessoas por mais tempo, automaticamente o algoritmo vai entregar mais  e você vai crescer mais.

Samuel Pereira e Luiza Trajano no escritório do Magazine Luiza

O que um conteúdo tem que ter para prender as pessoas?

A primeira coisa que as pessoas têm medo na Internet é de colocar conteúdo grande.

Frequentemente colocam conteúdos curtinhos.

Não existe conteúdo longo existe, conteúdo chato.

Se seu conteúdo é chato, não fala o que as pessoas querem, ele não vai simplesmente perpetuar.

A gente precisa de um conteúdo que as pessoas se interessem.

Por exemplo, todo mundo que acompanha meus conteúdos, acredito que precise, de alguma forma, entender do meio digital.

Já entenderam que precisam bombar na internet e ir para outro patamar.

Seu negócio pode duplicar, triplicar… ou a sua carreira pode virar outra!

Então esse assunto tem que ser interessante para você, para te manter por mais tempo.

Por isso é muito importante entender a linguagem e as dores da sua audiência.

Porque quando a gente explica um problema do nosso público-alvo melhor do que ele mesmo consegue explicar, ele automaticamente percebe que a gente tem a solução para o problema dele.

Se você posta uma coisa que as pessoas curtiram, sentiram que é autêntica e interagiram, isso começa a bombar mais.

Você começa a ter feedback positivo…

Porque nas redes sociais não dá pra esconder.

As pessoas vão adorar ou não.

Por isso, você precisa realmente gerar conteúdo que as pessoas gostem.

Uma outra coisa que a Luiza falou e que eu achei muito legal, é que você não pode ter medo de errar.

Tem que tentar e experimentar!

Ela ainda deu o exemplo dela, que começou sem saber nada e hoje já tem uma presença muito legal no Instagram.

Pega dicas com um e outro e implementa.

Uma coisa que eu acho que ela faz muito bem é que ela é muito humana nas postagens.

Isso gera muita conexão.

A Luiza está sempre muito atenta ao que as pessoas estão querendo, ao estão pensando e com o que ela pode ajudar.

E as pessoas adoram isso.

Na palestra dela no Segredos da Audiência 2019 Ao Vivo todo mundo ficou maravilhado.

Luíza Trajano no palco do SDA 2019 Ao Vivo no Teatro Bradesco
Luiza Trajano no palco do SDA 2019 Ao Vivo no Teatro Bradesco SP

Porque ela falou o que as pessoas queriam.

Uma coisa que é muito interessante, um requisito dela quando ela chega em uma palestra é que ela gosta ver o público e sempre pedem que acenda a luz.

Achei muito legal ela ter a preocupação de ver a cara das pessoas para quem ela está palestrando.

Ela que ver o feedback o tempo todo, ver se as pessoas estão gostando e a reação delas.

Isso é muito importante.

O mesmo vale para as redes sociais. Você não pode ficar longe das pessoas. Tem que ficar  conectado!

A Luiza sempre pede que digam para ela qual ponto da palestra não foi bom.

Ela tem uma preocupação com melhoria constante. Isso é incrível!

Para finalizar nosso bate-papo a Luiza me perguntou como e quando eu comecei na internet, há 17 anos atrás.

Por conta disso, contei à ela a história das três lições que aprendi muito cedo.

A primeira foi: O Dinheiro Flui Para Onde Vai a Atenção Das Pessoas:

Um dia, quando eu tinha 13 anos de idade, um amigo chegou na escola e me disse: “Samuel, estou ganhando dinheiro com meu blog!” Eu perguntei: “Como faz para ganhar dinheiro com blog?”

Aí ele me contou que quando as pessoas visitavam o blog dele, com a audiência que ele tinha, as marcas e empresas pagavam para aparecer lá.

Para mim foi um momento histórico, um marco: eu entendi essa primeira lição com aquela idade, que o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas.

Na hora que voltei para casa, pedi para a minha mãe me matricular em uma escola de fazer sites.

Pouco tempo depois, coloquei o meu primeiro site no ar!

Era uma época em que não se falava tanto em tecnologia… e a internet ainda era discada.

Fiquei esperando as pessoas visitarem meu site e nada…

Sempre entrava lá e o contador apontava uma pessoa online…

Até que eu descobri que aquela uma pessoa era eu!

Foi então que eu aprendi a segunda lição:

Precisamos de Fontes de Tráfego

É preciso ter alguma fonte de onde as pessoas virão para visitar seu site (ou a sua rede social).

Não adianta você ter muito a falar e as pessoas não te encontrarem.

Foi aí que tive uma ideia genial: entrar no Chat Uol.

Puxava um papo com as pessoas e em um determinado momento eu falava do meu site. E pedia para a pessoa visitar.

Nada escalável…

Depois de fazer isso durantes dias, em uma tarde inteira, voltei ao meu site e eu estava com recorde de público, o ápice: incríveis 7 pessoas online.

E aí eu aprendi a terceira lição:

Estas Fontes de Tráfego devem ser Escaláveis

É necessário ter algum jeito das fontes de tráfego crescerem exponencialmente, sem ser necessário um demandante trabalho braçal.

Redes sociais, resultados de pesquisa do Google, são ótimos exemplos de fontes de tráfego escaláveis.

Por conta disso, logo eu aprendi que precisava bombar nas redes sociais e aparecer em uma posição mais alta no Google…

E hoje a internet é o melhor meio para atrair atenção para o seu negócio e ser uma fonte escalável!

O Segredos da Audiência surgiu depois que eu precisava aumentar minha audiência.

Porque sem audiência você não tem um negócio.

Para deixar claro, audiência é a massa de pessoas prestando atenção no que a gente diz.

Depois de algum tempo com meus blogs que alcançaram milhões de visitas eu comecei a ensinar as pessoas.

Criei um evento presencial, faço treinamentos e imersões online e presencialmente.

Se você curtiu este post e quer assistir ao vídeo deste bate-papo, clique aqui: Como Vender Mais: Entendendo as Redes Sociais

Pílula de conteúdo no Instagram da Luiza Trajano
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