O que é Isca digital: aplique e multiplique sua captação de leads

Neste Artigo falo com você tudo que você precisa saber sobre Isca Digital.

Antes de aprofundarmos nesse tema, vou introduzir o conceito de outro termo, Leads, que é primordial para a total compreensão do que vou explicar a você sobre Isca Digital (recompensa digital). Ok?

Vamos lá!

Antes de falar sobre Isca Digital é necessário falarmos sobre Leads

Um dos maiores objetivos do Empreendedor Digital é captar leads.

Leads, em uma breve definição retirada do Dicionário Do Marketing Digital, é:

“Todos aqueles usuários que preenchem dados para receberem e-mails com informações ou ofertas. São através desses dados preenchidos e comportamento das leads, que são formuladas ofertas ideais para cada perfil que no fim, levam vendas a serem realizadas.”

Ao longo do tempo, surgiram inúmeras maneiras para a captação de leads. As mais simples, consistiam em campos para o usuário preencher dados a fim de ficar mais por dentro daquele assunto, ou para simplesmente entrar em contato com o site ou blog.

Através do exemplo abaixo, observe como isso acontecia:

captacao-de-lead-tsoah

Porém, com a evolução do mercado digital ao longo dos anos, as leads passaram a ser percebidas como a “mina de ouro” de um negócio digital.

Então, surgiram maneiras mais “agressivas” para a captação desses dados.

Afinal, as leads são consideravelmente o maior público que adquire (compra) um produto ou serviço na internet. São as leads que recebem as novidades em primeira mão.

Através do comportamento delas, por exemplo, quando clicam em um link do e-mail enviado, são feitas as análises de qual produto a interessa, qual o perfil individual de cada uma delas e etc…

Por isso que nesta série de vídeos gratuitos eu mosto como conquistar uma audiência de forma orgânica, sem gastar com anúncios, assim você poderá montar uma base sólida de leads quilificados.

Enfim, com a percepção do potencial de uma lead, o mercado digital evoluiu e tende a crescer ainda mais através dessa prática da oferta personalizada, com a finalidade de gerar mais vendas.

Por isso leads são tão importantes no mercado digital. Por isso então, hoje, existem inúmeras maneiras de conquistar esses dados preciosos e lucrativos.

A prática que a cada dia se firma mais como a principal maneira de captar leads atualmente, é a geração de Iscas Digitais.

Isca Digital também é identificada como “Recompensa Digital”, é a maneira mais eficiente, atualmente, para captar leads: tanto em volume quanto para a formulação de estratégias comerciais através de suas captações.

O que é Isca Digital?

Isca Digital é uma estratégia que consiste em atrair o usuário para se tornar uma lead. É algo de extremo valor que você oferece para o seu cliente em troca do e-mail dele.

Observe a imagem abaixo:

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Durante a navegação surge um box oferecendo um Infográfico com “10 maneiras de como aumentar suas visitas vindas do Google” e que para você baixar agora, basta você inserir seu e-mail no campo específico.

Esse Infográfico é um exemplo de Isca Digital.

Ao longo deste Artigo, abordo com você outras maneiras de construir uma Isca Digital.

Qual a intenção de uma Isca Digital?

O princípio de uma Isca Digital é atrair o usuário até ele fornecer dados. Por isso sempre deve ser oferecido um conteúdo rico, completo e interessante para que a ação seja completada.

A maioria dos usuários não sabem, mas funciona assim: “você me informa o seu e-mail/dados (tornando-se uma lead) e eu te ofereço gratuitamente um conteúdo extremamente valioso.”

Por causa dessa troca, Isca Digital também é identificada como Recompensa Digital. Afinal, através da disponibilização de dados, o usuário é recompensado com um Conteúdo Valioso.

O que é um Conteúdo Valioso?

Conteúdos Valiosos são aqueles materiais que são indiscutivelmente bem desenvolvidos, completos e ricos em informação e utilidade. Aqueles conteúdos que poderiam, naturalmente, ser comercializados devido à qualidade.

Geralmente, os principais Conteúdos Valiosos são disponibilizados como:

  • infográficos;
  • e-books;
  • vídeo aulas;

Como construir uma Isca Digital eficiente?

Mesmo considerando que Isca Digital é uma estratégia de atração, você provavelmente ainda deve se perguntar: “como construir uma Isca Digital eficiente?”. Não é mesmo?

A resposta simplificada, é: basta você ter um Conteúdo Valioso e disponibilizá-lo de forma atrativa e prática.

No próximo tópico, eu exemplifico os principais modelos de implementar a estratégia de Isca Digital.

Aqui eu vou frisar que para funcionar com eficiência e praticidade, você deve disponibilizar seu Conteúdo Valioso simplesmente em uma squeeze-page.

Mais uma vez, a partir de uma breve definição retirada do Dicionário Do Marketing Digital:

Squeeze Pages têm a função de reter o tráfego através da captura de e-mails. Ou seja, uma Squeeze Page é aquela página que o usuário deixará seu e-mail para adquirir algum conteúdo.”

Imagine que: você escolheu um e-book como seu Conteúdo Valioso, resolveu indicá-lo através de um link em um Artigo do seu blog.

O usuário irá clicar no link para obter esse conteúdo ofertado e será direcionado a uma squeeze page. Nessa squeeze page será solicitado que o usuário preencha alguns dados para conseguir baixar o conteúdo.

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Nesse exemplo citei uma Isca Digital a partir de um Artigo. Porém há outros modelos para aplicar essa estratégia.

Modelos de Isca Digital:

Aqui, cito os cinco principais e mais usuais modelos de Isca Digital. São eles:

  • pop-up;
  • artigos;
  • vídeos;
  • redes sociais;
  • anúncios;

Você pode gerar Iscas Digitais a partir desses cinco exemplos acima. Para isso, basta adaptar o princípio da estratégia à funcionalidade de cada modelo.

Pop-up– desenvolva um box conforme o exemplo apresentado. Adapte o seu site para dispará-lo quando você achar conveniente.

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Artigos –  Ofereça os seus Conteúdos Valiosos como bônus em Artigos. Prometa disponibilizar e cumpra, isso ajuda inclusive na sua autoridade.

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Vídeos –  Indique um Conteúdo Valioso em um vídeo seu, tanto do YouTube quanto de uma vídeo aula. Disponibilize o link da squeeze page na descrição de cada.

 

Redes sociais e anúncios –

Aqui pode ser feito 2 em 1; divulgue o seu Conteúdo Valioso nas redes sociais e impulsione. Além disso, você pode simplesmente criar um anuncio no Google da sua Isca Digital – seja diretamente na squeeze page ou de um Artigo bonificado.

anuncios-e-redes-sociais-iscas

Agora que você sabe tudo sobre Isca Digital ou Recompensas Digitais, você está preparado para desenvolver as suas próprias Iscas e captar milhares de leads?

O próximo passo, após a captação de leads é: montar um funil de vendas. Neste artigo, eu mostro exatamente o que é e como montar um funil de vendas eficiente para o seu negócio.

Desejo ter esclarecido suas dúvidas sobre o assunto, ou ter te apresentado um conteúdo que aumente ainda mais sua bagagem de conhecimento.

Quero sempre contribuir para o seu crescimento, então 

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